terça-feira, 16 de julho de 2019

Jarid Arraes lança, em São Paulo, seu primeiro livro de contos #LoreEntreLinhas


A escritora cearense Jarid Arraes é um grande nome da literatura nacional contemporânea, principalmente conhecida por seus vários cordéis que narram histórias de mulheres diversas, inclusive, de heroínas negras brasileiras que construíram a história do nosso país. Em seu novo livro Redemoinho em dia quente, um compilado de contos, nós somos apresentadas a mais representatividade feminina através das narrativas que têm, como personagens centrais, mulheres que fogem do padrão social.

Jarid respondeu algumas perguntas, para que você possa conhecer um pouco mais sobre a sua obra:
Você tem livros publicados com suas poesias, cordéis e romance. O que há de diferente em sua escrita nos contos de Redemoinho em dia quente?
Jarid: Acho que com o Redemoinho em dia quente eu trouxe minhas influências da literatura de cordel e da poesia, e consegui encontrar minha voz de um jeito muito interessante pra mim. Alguns dos contos estavam escritos desde 2015, mas foram reescritos duas vezes até que eu encontrasse a minha maneira de entregar essas histórias e mostrar essas personagens. Eu também experimento muito e mudo bastante coisa entre eles. Não são todos iguais. O fato de eu ter escrito um livro de contos depois de vir do cordel e de um livro de poesia já se pode dizer que é uma experimentação, mas dentro do "Redemoinho" eu ainda experimento entre um conto e outro. É também minha vontade de realmente mostrar as personagens como elas são: mulheres muito diversas, diferentes umas das outras. Jovens, velhas, de sexualidades diferentes, contextos sociais distintos, negras, brancas, com conformidades ou subversões. Acho que o que há de mais diferente é também o que é mais constante no meu processo todo de escrita desde sempre, que é a vontade de fazer coisas que eu nunca fiz ou não li antes, e logo depois fazer algo diferente, só porque me deu vontade mesmo. Tentar o novo, uma outra forma de contar, misturar, testar, enfim.
Há pretensão de lançamento em outros estados do Brasil?
Jarid: Vou lançar em São Paulo, inclusive com uma exposição fotográfica com fotos que eu mesma cliquei lá no Cariri. Foram fotos que tirei para me inspirar no processo de escrita dos contos e que passaram pela curadoria da fotógrafa Maria Ribeiro, do projeto "Nós, Madalenas". Vai rolar então a exposição no Centro Cultural São Paulo com bate-papo entre mim e o escritor Marcelino Freire. E tanto no lançamento em São Paulo, quanto no lançamento no Rio de Janeiro as primeiras 50 pessoas que comprarem o livro vão ganhar um cordel inédito meu. Os outros estados vou chegando aos poucos, com os eventos que já estão me convidando. Então vai ser incrível, estou super animada.

O lançamento dessa obra, que já é muito elogiada pelos leitores na pré-venda, acontecerá dia 18 de julho, no Centro Cultural São Paulo, às 19h30.


Eu já comecei a ler os contos, e estou gostando muitíssimo da experiência. Indico demais a leitura! E incentivo que você vá ao lançamento, porque será muito especial, esse momento, com certeza!



Lorena Ribeiro
Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutoranda na mesma instituição. É criadora de conteúdo no Youtube e Instagram, junto com seu companheiro Rafael, no projeto Passos entre Linhas. No canal, o casal bate papos sobre livros, filmes e lugares que gostariam de compartilhar com o público. Pesquisadora na área da Linguística, Lorena segue, com Passos entre Linhas, mantendo acesa sua paixão pela Literatura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jarid Arraes lança, em São Paulo, seu primeiro livro de contos #LoreEntreLinhas

A escritora cearense Jarid Arraes é um grande nome da literatura nacional contemporânea, principalmente conhecida por seus vários cord...